// Tecnomodo: Walmart Investe em Robôs para Limpeza e Checagem de Produtos

quinta-feira, abril 11, 2019

Walmart Investe em Robôs para Limpeza e Checagem de Produtos

Foto CNN

A rede de mercados Walmart vem investindo em automação de algumas atividades humanas em seus supermercados nos EUA. Inicialmente implementaram os caixas self-checkout onde o próprio consumidor passa os produtos no leitor do caixa, embala as próprias compras e paga, inclusive com dinheiro. Uma medida que acelerou a dinâmica do processo das compras.
Foto Merchandise Matter

Agora a rede, que emprega cerca de 1.5 milhões de funcionários só nos EUA, está implementando 3 tipos de robôs. Um que já está em andamento é o Pickup Tower onde você escolhe as compras e paga por um aplicativo e se dirije à loja apenas para buscar os produtos, que são dispensado em uma torre de forma automática, sem ação humana. Os outros dois estão em testes e servem para a limpeza do chão e para a checagem dos produtos na prateleira.
Foto TheVerge

O de limpeza do chão vejo uma grande vantagem para a manutenção e agilidade do processo, porém o de checagem de produtos em prateleira ainda me falta a percepção de necessidade porque, mesmo que ele ache um produto posicionado de forma errada, ele não poderá consertar a situação, ele serve apenas ao propósito de verificação, já que não possui braços, garras ou qualquer outro dispositivo para pegar os objetos. Segundo ponto, os robôs são imensos e quem já andou no Walmart nos EUA sabe que o volume de clientes é grande. Penso se esse robô andando nos corredores não causará um problema na circulação dos clientes.
Sou à favor da modernização (adoro os self-checkouts) mas penso que a praticidade precisa também estar presente nas decisões.
Fonte: How Automated Assitants Are Helping Us Work Smarter

Nenhum comentário: