sexta-feira, outubro 23, 2009

Dando uma melhorada no Linux Ubuntu. (Antecipando a chegada do Karmic Koala 9.10)

O Linux Ubuntu já vem pré-configurado e pré-instalado para praticamente qualquer hardware e fica pronto para usar assim que termina de se instalar. Mas algumas funções mais avançadas necessitam de uma atenção mais detalhada.
Todos os programas para o linux estão disponíveis online e a grande maioria é gratuito. Acesse o Synaptic dentro de adicionar ou remover programas. digite o nome do programa que você está procurando e pronto... ele baixa e instala automaticamente.

Para assistir filmes:


Eu uso o VLC, mas outra opção pode ser o Smplayer. O interessante é que esses players já vem com os codecs instalados.

Para audio:


O Amarok é o melhor organizador e tocador de músicas. Ele fornece a opção de procurar por informações dos artistas na internet, letras de música, novas músicas e etc.
Outro interessante é o Songbird.


Driver ATI ou Nvidia
Se você usa uma placa ATI ou Nvidia é interessante instalar os drivers que configuram inclusive dual monitor e características especiais. O driver também pode ser encontrado facilmente no Synaptic através do pacote EnvyNG.

Melhorando o desktop:


Ativando o efeito do Compiz Fusion que dá uma série de efeitos gráficos para o desktop. No próprio Synaptic você pede para baixar o Compizconfig, emerald, compiz plugin, compiz fusion icon. Depois vá em Sistema, preferência, CompizCongif. No desktop clique com o botão da direita do mouse, clique em efeitos visuais e clique em Extra. Então ele ativa os efeitos para o compiz.

Programas do Windows? Sem problemas com o Wine.



O Wine é um software que roda em outra camada os programas do Windows. Nem todos funcionam, mas grande parte dos programas já rodam no Ubuntu. Instale o Wine através do Synaptic.

Jogos do Windows no Ubuntu? É com o PlayonLinux.


Instale o Playonlinux através do Synaptic. Se não o achar pode baixar o pacote .deb para instalar do próprio site.

Gravar CDs e DVDs.

Eu utilizo o K3B para cópia e gravação de Cds e Dvds. Também instalável através do Synaptic.

Navegador.
Já vem com o Mozilla Firefox instalado, mas se você quiser experimentar outros, que tal o Opera? Muitos recursos do Firefox foram incorporados primeiro no Opera que possui inclusive comando por voz.

Partição Linux no Windows
A partição do Linux é diferente da do windows. De dentro do Ubuntu você consegue ler a partição do Windows, mas o inverso não é verdadeiro. Para corrigir isso, se você ainda usa o Windows e precisa acessar os dados do linux, utilize o programa para windows Ext2Ifs.exe.

fonte UbuntuHowtos

Um comentário:

pc disse...

Muito interessante este tutorial, que vem para provar que o Linux está com força total e é um ótimo sistema operacional.

Ele sempre foi o melhor nos servidores e agora parece que dominará os desktops também...
Parabéns!


___________________________________
Conheça meu trabalho: laptop | pc | informatica