quinta-feira, dezembro 04, 2008

Especial de Hackeamento de vídeo-game parte 5: Ben Heck e o XBOX360 Laptop


Como parte especial das matérias sobre mods e hackeamento de vídeo games, Ben Heck é um dos artistas, e tecnicistas, mais habilidosos. Sem muita demora vamos para o mod do XBOX360 que ele transformou em laptop.


A primeira coisa que o Ben fez foi observar a placa para descobrir quais componentes ele poderia "achatar". O dissipador de calor ele substituiria por um modelo de refrigerador à base de água para esfriar o processador doxbox. Então os capacitores eletrolíticos foram os primeiros a serem de-soldados e re-soldados deitados na placa mãe.


Você poderá perceber que o Ben Heck retirou o USB frontal e o slot de cartão de memória, por enquanto. A conexão na parte da frente irá para o teclado e portas extras USB enquanto a porta traseira irá para o módulo Wi-Fi.
Para poder acomodar direito o HD, teve que de-soldar da placa mãe o conector SATA e extendê-lo com cabo tradicional. Fazendo isso percebeu que haviam 3 fios com o terra e com o +5 no cabeamento, ao qual ele também retirou... "Para quê ter cabeamento em excesso?"



Próximo passo era a refrigeração do console. Para fazer isso de forma prática e silenciosa, Ben optou por refrigeração líquida, ou seja água...
Procurou o sistema mais compacto e desenvolveu um sistema de radiador customizado.
Enquanto os componentes do cooler não chegavam, Ben resolveu fazer a parte do teclado. Como a função primordial do xbox 360 era para jogos, o teclado se tornaria de certa forma inútil, ou pelo menos supérfluo, mas com o espaço sobrando no gabinete, por que não? Em uma loja das redondezas ele encontrou um teclado barato daGateway USB que também era um hub com mais 2 portas USB. Perfeito!
Ele só precisaria desmontar o teclado, se livrar da parte alfa-numérica e recolocar o teclado na posição certa.
A tela. Primeiramente ele estava interessado em qualidade visual, então a opção mais viável era usar a porta VGA RGB. Só que era um pouco complicado. Ele teve que hackear também a opção do cabo. Tudo resolvido ele comprou um monitor da Westinghouse LCD.



Eis aqui o teste de vazamento da refrigeração com tinta vermelha e papel de fundo.


Colocando a refrigeração junto da placa mãe.


Gabinete saindo do "forno"


Eis os componentes encaixados no novo gabinete.







Ficou fantástico!

Nenhum comentário: