sexta-feira, novembro 07, 2008

Tenha sua própria refinaria de combustível em casa!



Nos Estados Unidos a problemática do combustível é uma preocupação crescente. O preço da gasolina sempre em alta faz com que as indústrias invistam em um sistema de veículos mais econômicos, ou até livres do uso de combustível fóssil como é o caso dos veículos elétricos. Mas uma nova modalidade que está em crescimento também, são as mini-refinarias. Engraçado esse tipo de situação: O etanol é uma invenção brasileira, certo? Existente há tantos anos em nossos veículos. Usamos uma alternativa à gasolina há muito tempo, mas nos Estados Unidos essa prática é recente e mesmo sendo recente os avanços na produção de etanól, nos EUA, já ultrapassou em muito a nossa simplista produção, pelo menos é o que se demonstra na mídia. As mini-refinarias são um ótimo exemplo disso. Agora qualquer cidadão norte-americano pode produzir o seu próprio combustível, inclusive vender, se tiver interesse... O formulário e a liberação para essa atividade é rápida e gratuita, sem pagamentos de taxas e nem tarifas... O equipamento também não é tão caro assim, varia de US$ 10.000,00 até US$25.000,00 mas pensando em termos de economia a longo prazo é uma ótima idéia...
Vamos ver se a receita federal vai permitir a importação dessa refinaria...

Refinaria de etanol e biodiesel
EFuel100 - Refinaria de etanol.


Fonte redferret

3 comentários:

Anônimo disse...

o etanol USA é feito a partir do milho, o nosso é de cana de açucar ! essa refinaria não rola aqui

mStavale disse...

O etanol possui duas vertentes, é verdade, mas a refinaria Micro Fueler, por exemplo, usa o melaço da cana de açucar, ou seja, "rola por aqui sim" :)
Abraços,

Carlos ASA de Faria disse...

Eu sou estudante de Engenharia Ambiental, e afirmo que essa máquina trará um impacto a médio prazo, isto é, se os americanos resolverem adotar a prática de produzir seu próprio combustível, não haverá biomassa suficiente para suprir a demanda. Já no Brasil, o governo provalvelmente não permitirá o comércio da máquina, assim como não permitiu a utilização de gás de cozinha nos automóveis, porque, além de o governo não controlar a comercialização do combustível, vai remeter um impacto na agroindústria. É por isso que aparentemente o Brasil está "atrasado" mas nos estamos com inovação de vanguarda no que diz respeito à combustível obtido a partir de Biomassa.

carlosasadefaria@yahoo.co.in